Proporcionar aos alunos, a partir da análise de casos práticos, de exercícios em sala de aula e por meio de troca de experiências com profissionais que atuam nas redações, uma imersão nos conceitos e técnicas de apuração e redação jornalística. O curso foi desenvolvido a partir da observação das dificuldades e dúvidas de estagiários e recém formados que chegam às redações. O chefe de reportagem do Jornal Extra José Maurício Costa coletou e organizou cases e valiosas dicas com o objetivo de diminuir o choque do estudante de jornalismo ao se deparar com a realidade do mercado e o dia-a-dia de um repórter.
Alunos da UNISUAM têm desconto e pagam apenas R$ 300,00
Pré-requisito: Estudante ou recém-formado em Jornalismo.
DIA 26/04 PALESTRA - O JORNALISTA E O MERCADO - Com Jornalista Convidado.
Aula 1: O jornalista, sua função social e a ética profissional. As transformações na indústria jornalística e suas consequências práticas na rotina do repórter; apresentação do conteúdo e do método do curso. Divisão da turma em cinco editorias: Cidade, Polícia, Educação, Transportes, Saúde e Comportamento + EXERCÍCIO EXTRA-CLASSE cada aluno deverá produzir uma sugestão de pauta adequada ao tema de sua editoria.
Aula 2: - 03/05 - FONTES DE INFORMAÇÃO EXIBIÇÃO DE FILME + AULA - Escuta tradicional x escuta digital, ronda, consultas a órgãos oficiais e prospecção de fontes. Onde e como buscar boas pautas; Apresentação e discussão das pautas apresentadas pelos alunos. EXERCÍCIO EXTRA-CLASSE Os alunos deverão produzir, ao longo da semana, matérias sobre as pautas proposta; rodízio de editorias entre alunos. Cada aluno deverá produzir uma sugestão de pauta adequada ao tema de sua nova editoria.
Aula 3: 17/05 - TÉCNICAS DE APURAÇÃO - Técnicas elementares e avançadas de apuração - o que não pode ser esquecido e o que deve ser evitado; rumores, checagem, pesquisa e cruzamento de dados no processo de apuração; Apresentação e discussão das pautas apresentadas pelos alunos. + EXERCÍCIO EXTRA-CLASSE Os alunos deverão produzir, ao longo da semana, matérias sobre as pautas propostas;; rodízio de editorias entre alunos. Cada aluno deverá produzir uma sugestão de pauta adequada ao tema de sua nova editoria. + PALESTRA COM JORNALISTA CONVIDADO
Aula 4: 24/05 - NOTÍCIA E JORNALISMO COLABORATIVO - usando a Web e as redes sociais na apuração; qual o papel do jornalista em um cenário em que o cidadão comum produz e publica notícias ? ;
+ APRESENTAÇÃO E ESTUDO DE CASOS
+ Apresentação e discussão das pautas apresentadas pelos alunos.; EXERCÍCIO EXTRA-CLASSE Os alunos deverão produzir, ao longo da semana, matérias sobre as pautas propostas;; rodízio de editorias entre alunos. Cada aluno deverá produzir uma sugestão de pauta adequada ao tema de sua nova editoria.
Aula 5: 31/05- JORNALISTAS x ASSESORIAS DE IMPRENSA A relação entre jornalistas, órgãos oficiais, fontes e os assessores de imprensa; aprendendo a interpretar e confrontar releases e notas oficiais; a relação entre o repórter e suas fontes. + APRESENTAÇÃO E ESTUDO DE CASOS + Apresentação e discussão das pautas apresentadas pelos alunos.; EXERCÍCIO EXTRA-CLASSE Os alunos deverão produzir, ao longo da semana, matérias sobre as pautas propostas; rodízio de editorias entre alunos. Cada aluno deverá produzir uma sugestão de pauta adequada ao tema de sua nova editoria. + PALESTRA COM ASSESSOR DE IMPRENSA
Aula 6: 14/06 - TÉCNICAS DE REDAÇÃO Como tratar a massa de informação apurada no momento de escrever; Como identificar o melhor lide; Prós e contras da técnica da pirâmide invertida; Jornalismo literário, o que é isso?; Apresentação e discussão das pautas apresentadas pelos alunos. + EXERCÍCIO EXTRA-CLASSE Os alunos deverão produzir, ao longo da semana, matérias sobre as pautas propostas. + PALESTRA COM JORNALISTA CONVIDADO
Aula 7: 21/06 - JORNALISMO DE DADOS Matérias que nascem da interpretação de tabelas, planilhas e outras bases de dados. A importância de saber entrevistar números e garimpar notícias a partir da análise de dados. O papel da Infografia. + REUNIÃO DE PAUTA PARA PROJETO FINAL
Aula 8: 28/06 - O FURO E A SUÍTE Apuração orientada a sempre buscar o furo; Suitando o fato; Aprendendo a lidar com o pool de coleguinhas e saindo na frente na corrida pelo melhor lide. DISCUSSÃO DE CASOS + ORIENTAÇÃO DAS MATÉRIAS EM PRODUÇÃO.
Aula 9: 12/07 - REDAÇÃO SIMULADA Durante oito horas ininterruptas a sala de aula funcionará como uma verdadeira redação. Teremos escuta, equipes nas ruas, gente apurando da redação e subindo posts. Faremos reunião de pauta e haverá deadline para o fechamento das matérias.
Aula 10: - 19/07 - PROJETO FINAL Encerramento do curso com a apresentação e avaliação das matérias produzidas como projeto final; Premiação das melhores reportagens;