Logo UNISUAM

Inscrição em atividade

Cidadania, Qualidade de Vida e Meio Ambiente

Chico Aguiar é um tijucano, jornalista, incansável guerreiro das causas comunitárias e ecológicas há mais de 20 (vinte) anos, desde quando ainda não era moda falar-se em meio ambiente.

Sua formação técnica iniciou-se pela Faculdade de Executivos e de Administração da Estácio de Sá; prosseguiu pela Faculdade de Relações Internacionais UNIDES; culminou na pós-graduação em Estudo dos Problemas Brasileiros na UERJ. Além desses, tem em seu currículo mais de trinta cursos de extensão em diversas áreas.

Já como profissional atuante, trabalhou como recenseado do IBGE, gerenciou o setor comercial da Nacional Brasileira Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários e integrou a Assessoria de Comunicação Social da Presidência da Light.

Atualmente, preside a Artijuca Jornalismo e Promoções Ltda, empresa que fundou e que produz dezenas de jornais de bairros, dentre os quais um de seus grandes motivos de orgulho seu jornal Tijucão .

Administrador Regional da Tijuca durante três dos quatro anos da Administração César Maia, orgulha se de Ter implantado, em sua gestão, a primeira Rua das Flores do Rio de Janeiro, na Praça Saenz Peña, naquele bairro. O projeto agradou tanto a comunidade que hoje o Município encontra-se florido com 300 quiosques de flores na capital do Rio de Janeiro gerando aproximadamente 8.500 empregos diretos e indiretos.

O reconhecimento da população tijucana a essa e outras importantes iniciativas de sua administração resultou na concentração de quase 60% de seus 11.775 (onze mil setecentos e setenta e cinco) votos no bairro, fator fundamental para sua eleição como vereador pelo Partido da Frente Liberal PFL.

Lutando na política desde 1981, teve uma importante passagem pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 1987, quando na qualidade de 1º suplente de seu Partido foi convocado para assumir a cadeira de Vereador. Naquela ocasião, teve oportunidade de apresentar vários projetos de importância para a Cidade, alguns deles transformados em leis.

Defensor ardoroso do voto distrital misto, Chico Aguiar acredita que sua implantação, aliada à fidelidade partidária, resgatará a imagem da classe política, tão desgastada nos dias que correm.

Na área ambiental, Chico Aguiar fundou em 1980, a Associação Ecológica Protetora do Parque Nacional da Tijuca, que ainda hoje preside. É também, Conselheiro da Fundação Brasileira para Conservação da Natureza, tendo presidido o Comitê Gestor do Parque Nacional da Tijuca, cuja direção esteve a seu cargo em 1995, além de fazer parte do Centro Excursionista Light.
Entusiasta dos movimentos comunitários foi fundador do presidente de uma das primeiras associações de moradores do Rio, a Associação de Moradores e, de forma a fazer com que seu eleitorado se orgulhe de ter-lhe indicado o nome, inclui-se a constante luta Amigos da Tijuca AMAT.

Entre suas metas para um desempenho de seu mandato popular pelo fortalecimento do Poder Legislativo, que considera fundamental para o regime democrático.

Assim também planeja continuar investindo o melhor de seus esforços no trabalho junto às comunidades e na defesa intransigente do meio ambiente, sendo esta uma área que deseja ver colocada como prioritária para a administração Municipal, a exemplo do que ocorre hoje em algumas cidades brasileiras, como é o exemplo de Curitiba, no Paraná.