Logo UNISUAM

Inscrição em atividade

Gestão Ambiental

>> Valor para aluno e ex-aluno UNISUAM: R$90,00 >>

Abordar os principais aspectos relacionados com os impactos ambientais por meio de conceitos atuais dessa área apresentando uma breve noção sobre atividades de gerenciamento, proteção e controle ambiental.

Bonsucesso
Datas:
09/01/2017 - SEG
11/01/2017 - SEG

Horário: 18:00 às 21:00


Bangu
Data:
18/02/2017 - SÁB

Horário: 09:00 às 16:00

*Mínimo de 10 alunos para a formação da turma.

- INTRODUÇÃO: Conceito de Impacto Ambiental, Ciclos biogeoquímicos, Evolução da ótica ambiental durante último século.

- LEGISLAÇÃO AMBIENTAL: Direito ambiental brasileiro, política ambiental brasileira, Órgãos Licenciadores (IBAMA, CONAMA, INEA, Secretaria municipal), Hierarquia dos órgãos licenciadores.

- ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA): Análise de ciclo de vida (análise de matrizes de impacto ambiental com valorações), desenvolvimento de relatório RIMA (Relatório Impacto ao Meio Ambiente), diretrizes e resoluções a serem cumpridas de acordo com órgãos licenciadores.

- LICENCIAMENTO AMBIENTAL: Tipos de Licenciamento ambiental de acordo com EIA

- GESTÃO DE RESÍDUOS: Definição, classificação e identificação. Normas regulamentadoras NBR 10.004, 10.005 e 10.006; Legislação, Inventário de Resíduos. Processos de transporte de resíduos. Norma certificadora ISO 14001.

- SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS AMBIENTAIS: Métodos para evitar impactos ambientais, ferramentas de gestão de impactos ambientais, medidas mitigadoras, conceito de sustentabilidade.

- O IMPACTO AMBIENTAL NO BRASIL: Medidas mitigadoras adotadas para mitigar impactos, EIA dos alguns setores da indústria.

- EXERCÍCIO: Estudo de cado para desenvolvimento de EIA.