Logo UNISUAM

Inscrição em atividade

Gestão e Marketing Esportivo

Valor do curso: R$400,00

Valor para aluno e ex-aluno UNISUAM: R$320,00

Trabalhar o conceito da gestão esportiva e sua aplicação em organizações que atuam nesta indústria, seja como promotoras, produtoras ou de prática de esportes, tendo como base a contextualização do papel do segmento na economia e sociedade modernas. Compreender o macroambiente da indústria do esporte, especialmente diante das particularidades da realidade da gestão esportiva brasileira, em um novo momento após os megaeventos da última década, analisando-se conceitos modernos de governança corporativa, tendências e ferramentas gerenciais que possam ser adaptadas para o mercado esportivo.

Bonsucesso
Datas:
10/01/2018 - QUA
12/01/2018 - SEX
16/01/2018 - TER
18/01/2018 - QUI
24/01/2018 - QUA
26/01/2018 - SEX
31/01/2018 - QUA
01/02/2018 - QUI
07/02/2018 - QUA
09/02/2018 - SEX

Horário: 18:00 às 21:00

*Mínimo de 10 alunos para a formação da turma.

- Esporte, economia e sociedade
- Perspectiva histórica
- Governança no esporte
- Governança nas organizações esportivas brasileiras (diagnóstico e tendências)
- As instituições de prática esportiva
- Modelos de gestão esportiva: EUA/ Europa
- Políticas públicas do esporte
- Marketing esportivo Parte I
- Comportamento do consumidor do produto esportivo
- Planejamento do composto de marketing esportivo
- Marketing esportivo Parte II
- Planejamento do composto de marketing esportivo
- Apresentação de trabalhos em grupo: análise de uma propriedade esportiva
- Comunicação e papel da mídia na indústria do esporte
- Patrocínio e outras formas de comercialização do produto esportivo
- Gestão de atletas e equipes esportivas
- Gestão de eventos e instalações esportivas
- A questão do legado dos megaeventos
- O mercado de trabalho na indústria do esporte
- Perspectivas e tendências da indústria do esporte
- Visita técnica a um evento esportivo

Visita técnica no Estádio Nilton Santos (Estádio do Botafogo) durante a operação de um jogo de futebol.

Sobre o Professor:

José Vicente Ambrósio
Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ, com ênfase em Planejamento Estratégico de
Marketing Esportivo; Especialista em Marketing Estratégico (Fac. Estácio de Sá - Juiz de Fora - MG)
e Marketing de Serviços (ESPM-RJ); graduado em Administração de Empresas pela Universidade
Federal de Juiz de Fora - MG.