Logo UNISUAM

Inscrição em atividade

Nutrição Vegetariana: dos conceitos à prescrição dietética

Valor do curso: R$1.600,00

>> Valor para aluno e ex-aluno UNISUAM: R$1.280,00 >>

Pré requisito: Já ter cursado as disciplinas de fisiologia, bioquímica, composição de alimentos; Já ter cursado ou estar cursando Nutrição Humana

O objetivo do curso é proporcionar capacitação profissional em nutrição vegetariana, considerando sua viabilidade, especificidades e vantagens nutricionais, além dos aspectos éticos, ambientais e sociais

Bonsucesso
Datas:
13/04/2019 - SÁB
27/04/2019 - SÁB
11/05/2019 - SÁB
25/05/2019 - SÁB
08/06/2019 - SÁB
22/06/2019 - SÁB
06/07/2019 - SÁB
20/07/2019 - SÁB
03/08/2019 - SÁB
18/08/2019 - SÁB

Horário: 08:00 às 17:00

*Mínimo de 20 alunos para a formação da turma.

Módulo 1:


- Ética profissional/ Humanização do atendimento: Respeito às escolhas individuais, novo código de ética do nutricionista, olhar atento e escuta ativa ao paciente/ cliente e percepção geral do indivíduo.

- Alimentação e ética/ Vegetarianismo: Sustentabilidade, alimentação saudável e reflexões relacionadas ao alimento (agrotóxicos, comportamento, dietas da moda..); visão da comida como instrumento político, econômico, social, espiritual, dentre outras vertentes; Impactos sociais e ambientais do consumo de alimentos; Introdução ao vegetarianismo.


Módulo 2:


- Digestão/ Microbiota: Processo digestivo; qualidade da digestão; doenças da atualidade; intestino como segundo cérebro

- Genética/ Epigenética: Estilo de vida x Prevenção de fatores genéticos; Vegetarianismo e saúde.


Módulo 3:


- Fatores antinutricionais/ técnicas culinárias: Fatores que prejudicam a absorção e técnicas para melhor absorção de nutrientes.

- Biodisponibilidade de nutrientes: Comparação entre a visão anterior relacionada apenas ao alimento (como proteína de alto valor biológico, ferro heme e não heme) e a visão atual preocupada com a biodisponibilidade e real absorção individual.


Módulo 4:


- Macronutrientes (Carboidratos, proteína e gorduras) e necessidades nutricionais;

- Micronutrientes (Cálcio, Ferro, Zinco, Ômega 3, Vitamina B12 e Vitamina D) e necessidades nutricionais vegetarianas;

- Exames bioquímicos específicos.


Módulo 5:


- Fases da vida (infância, adolescência, idade adulta, idosos e gestantes) e suas singularidades.


Módulo 6:


- Planejamentos alimentares na prática;

- Atendimentos Nutricionais.

Sobre a professora: Tayane Fernandes é nutricionista graduada pela UNIRIO (2014) e pós-graduanda em Ayurveda no Instituto Naradeva Shala (SP). Em paralelo à especialização, concluiu o curso Capacitação em Nutrição Vegetariana, pela Sociedade Vegetariana Brasileira.
Movida pelo amor à Índia e sua cultura, fez sua primeira viagem ao país em 2016, onde formou-se no Curso Avançado de Alimentação e Nutrição Ayurvédica com prática em culinária de receitas saudáveis, oferecido pela Arya Vaidya Pharmacy Training Academy, fundada há mais de 60 anos e referência mundial em ayurveda. Participa regularmente de congressos, cursos e workshops pelo Brasil, com temas sobre Nutrição Vegetariana, Comportamental, Maternoinfantil, Funcional, Esportiva, Estética e Ayurveda.
Em seus atendimentos, no consultório (Botafogo/RJ) ou em residência, recebe pessoas em busca de um estilo de vida mais saudável, vegetarianos, veganos e pessoas em transição alimentar. Atuou em 2017 com criação receitas veganas para o site Home Chefs e atualmente é nutricionista do Movimento Infância In Natura (MIIN), a primeira escola vegana no Rio de Janeiro. Assim, Tayane busca desenvolver uma consciência social de saúde diretamente relacionada ao consumo e escolhas alimentares, adequando às particularidades de cada caso. Reforçando a máxima de Hippocrates: "que o alimento seja seu remédio e o seu remédio seu alimento".