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Inscrição em atividade

O Pensamento Gráfico Como Instrumento de Concepção

Valor do curso: R$250,00

Valor para aluno e ex-aluno UNISUAM: R$200,00

Explorar as diferentes formas potenciais que o desenho possui no processo criativo. O mais importante, é aguçar a sensibilização por parte do aluno, em olhar, questionar, avaliar e interpretar o mundo a sua volta por meio do desenho.

Bonsucesso
Datas:
05/02/2019 - TER
07/02/2019 - QUI
12/02/2019 - TER
14/02/2019 - QUI

Horário: 18:00 às 22:00

*Mínimo de 10 alunos para a formação da turma.

- Introdução ao Curso: Quebrando o Gelo!
- Por que desenhar (à mão livre)?
- Como desenhamos? Como e com que suportes e ferramentas o desenho se insere no processo?
- Por que usar um caderno de croquis como suporte?
- O que é um bom desenho? Só existe um tipo de bom desenho ?
- Qual o papel do desenho na prática arquitetônica contemporânea?
- Apresentar de forma introdutória, como as notações gráficas podem revelar acerca do processo de concepção do arquiteto e do desenvolvimento da ideia do projeto.

- Explorar de forma mais densa possível a subjetividade da concepção projetual. Sempre frisando o quão importante é o papel do desenho para o arquiteto em meio aos sistemas e programas computacionais, sendo estes últimos, importantes como suporte de concepção mas não como veículo principal.

- Após breve introdução do curso, serão desenvolvidas atividades que estimulem o processo criativo dos alunos, o Pensamento Gráfico, de forma ativa, através da percepção visual, da sensibilização e da representação, tendo o desenho como a materialização de processos cognitivos.

- Desenvolvimento de exercício Final: A Panimetria como Pensamento Gráfico
Objetivo do exercício: Desenvolver a capacidade de múltiplas leituras que um mesmo plano ou traço pode sugerir.
- Expressar graficamente um objeto arquitetônico, representando com diferentes sistemas
(desenhos, recortes e colagens e modelo tridimencional).Após a apresentação de diferentes desenhos bidimensionais, o aluno deve interpretá-lo como sendo uma planta ou vista.
Depois de esboçar pelo menos 30 alternativas volumétricas, onde o/a aluno/a deverá tirar novas ideias através de manipulações e combinações dessas ideias, devendo cada processo do pensamento ser registrado, nunca apagado. Para potencializar o processo criativo, recomenda-se traçar diversas estratégias de abordagens e pensamentos, tais como palavras temáticas, analogias, expressão, enfoque, ponto de vista, etc.

Sobre o professor: Co-fundador do estúdio+ Arquitetura, formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho (UGF) em 2010, MBA em Edificações Sustentáveis: Projeto e Performance pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2012, Mestrando em Projeto e Patrimônio pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com defesa em setembro de 2018. Durante a minha formação, recebi o Prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos do CREA-RJ pelo meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e fui selecionado para participar do Concurso Opera Prima com o mesmo trabalho. Trabalhei na empresa FM Arquitetura e Consultoria Ltda desde a conclusão de minha graduação até 2015, com funções de desenvolvimento de projetos e aprovações nos Órgãos Municipais competentes; elaboração de layout de iluminação, interiores e perspectivas renderizadas foto realísticas para venda e compreensão do cliente. Em 2015, fui credenciado como profissional LEED Green Associate pela USGBC. Detalhista e criativo, possuo habilidades voltadas para a estética e design a fim de desenvolver atividades variadas na área da arquitetura e urbanismo.